Dez dias de encontro… Dez dias de felicidade COM SENTIDO

“Vem daí, sê feliz, Jesus é o caminho a seguir!

Vem daí, sê feliz, juntos vamos descobrir!”

 

Os meus primeiros dez dias de agosto foram marcados por estas palavras. É a letra do hino deste ano de um dos campos de férias que nós, Escravas, com um grupo de animadores, fazemos para crianças dos 6 aos 11 anos, do Bairro da Quinta da Fonte da Prata (em Alhos Vedros, Moita), enquadrada nas actividades da Fundação Santa Rafaela Maria.

 

A letra descreve bem o que vivemos, crianças e animadores.

 

Vem daí!

 

Um convite ao qual TODOS respondemos…

 

QA2014.02

 

Primeiro os animadores que, três dias antes de começar o campo com as crianças, já estavam na Quinta do Álamo, cheios de vontade para preparar tudo: os cenários para que as crianças entrassem no imaginário do campo, num mundo que os levasse para longe dos problemas familiares, dos sofrimentos que, em princípio não lhes deviam caber; os jogos; as músicas… enfim, três dias intensos mas onde houve tempo também para parar, para partilhar e para nos encontrarmos com o Senhor que a todos nos chamou ali.

 

Depois vieram as crianças… cheias de alegria desde o primeiro dia e com o coração aberto para acolher tudo o que lhes tínhamos preparado. Viveram cada dia intensamente, neste grande desejo de se encontrarem uns com os outros e com os animadores.

 

Que bom vê-los saír cada dia do autocarro que os trazia do bairro, a correr ao nosso encontro, com um sorriso enorme nos lábios! Que bom receber os seus abraços agradecidos pelo carinho e pela ternura que sentiam de cada um dos animadores!

 

 

… sê feliz…

 

 

Cada dia fomos descobrindo com cada vez mais profundidade que para ser feliz não é preciso muito mais que viver intensamente e com sentido as oportunidades que nos são oferecidas…

 

Cada uma das crianças e dos monitores fizeram-me cair na conta de que é possível ser feliz a partir da simplicidade da entrega: aproveitaram tudo ao máximo, desde os momentos mais sérios em que exploravam o valor que se ia trabalhar ao longo do dia, até aos jogos, passando pelas gargalhadas no teatro com que começávamos cada manhã, sem esquecer, claro, os banhos no pequeno lago, com água que lhes dava pelos joelhos mas que rapidamente se transformou no momento alto do dia.

 

QA2014.03

 

Jesus é o caminho a seguir…

 

 

Jesus foi o nosso caminho, foi aquele que nos convocou e deu sentido a tudo o que fizemos… Com Ele, nós, os animadores, começávamos o dia (com uma pequena oração) e com Ele, depois de nos despedirmos das crianças, nos encontrávamos num momento de adoração e de celebração da Palavra. Neste momento privilegiado de encontro com Jesus, entregávamos-Lhe o dia, as alegrias, os sucessos, as dificuldades, os medos… sabendo e reconhecendo que ali, em comunhão com ele e, n’Ele, uns com os outros, podíamos encontrar forças para amá-lo em cada criança que Ele nos confiava, fazendo memória da sua entrega com a entrega da nossa vida…

 

 

QA2014.01

 

…juntos vamos descobrir

 

 

Com cada um, nestes dias, descobri a graça de um Deus que se dá no pequeno, que só nos pede que sejamos nós mesmos.

 

Descobri como Deus nunca deixa de trabalhar, ainda que que nós nem sempre nos sintamos capazes.

 

Com as crianças descobri o que é viver agradecido pelas pequenas coisas que nos são dadas cada dia. Aprendi um pouco mais a deixar-me surpreender pelas coisas mais simples.

 

Com cada um dos animadores, descobri que Deus faz cada pessoas única, que cada um tem o seu lugar na construção do seu Reino e que nos quer a todos como seus instrumentos.

 

Com todos descobri como é bom abrir o coração a quantos Deus nos põe no caminho.

 

E, para terminar, nestes dias fez-se mais real em mim o que nos diz Santa Rafaela Maria: o nosso coração não se deve limitar a um número limitado de pessoas mas ao mundo inteiro.

 

QA2014.05

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias