Palacete da Fonte da Prata cedido à Fundação Santa Rafaela Maria

O Palacete da Quinta da Fonte da Prata foi oficialmente cedido à Fundação Santa Rafaela Maria. A cedência do edifício foi aprovada no decorrer da última reunião pública descentralizada da Câmara Municipal da Moita, na passada quarta-feira, 26 de Junho, na sede da Banda Musical do Rosário.

 

 

O edifício tem uma área de 10 136,70m2 e um valor patrimonial total de cerca de € 215 500. Este espaço será utilizado para o desenvolvimento das atividades da Fundação Santa Rafaela Maria, em prol da comunidade da urbanização da Quinta da Fonte da Prata e da população em geral.

 

Na reunião aberta estavam presentes o Presidente da Câmara Municipal da Moita e todos os vereadores.
A cedência do Palacete e terreno adjacente, em regime de direito de superfície, foi apresentada pela vereadora Vivina Nunes, que fez um breve resumo sobre as razões e sobre o ambiente das negociações, sublinhando o trabalho que a Fundação tem vindo a fazer há mais de 20 anos no concelho, sobretudo na Fonte da Prata, e referindo que, com o Palacete, agora será permitido dar um salto e fazer muito mais.

 

No final da apresentação, o Presidente levou a votação o contrato de direito de superfície com a Fundação Santa Rafaela Maria, que foi aprovado por unanimidade. Estima-se que a escritura será assinada ainda durante o mês de julho.

 

 

O Palacete da Quinta da Fonte da Prata foi edificado por volta de 1910, projetou do arquiteto Guilherme Eduardo Gomes, inicialmente como uma mansão requintada, segundo o modelo setecentista, e de forma a evidenciar a abastança, o gosto e o estilo de vida do seu proprietário, Eloy Castanha.
É uma construção que reflete a estrutura agrária que o Concelho da Moita conheceu no século XX, uma grande propriedade altamente rentabilizada por uma classe de latifundiários já bastante esclarecidos.
Em 1979, a Câmara Municipal da Moita adquiriu o edifício à Companhia Imobiliária de Turismo Comitur mas, dada a situação de eminente ruína, a Câmara cedeu este espaço em 1995, com o intuito de ser recuperado na sua traça arquitetónica original.
Agora, passado à Fundação, o Palacete será restaurado para poder acolher as várias atividades que a Fundação desenvolve, assim como novas outras.

 

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias