A Congregação
As Escravas do Sagrado Coração de Jesus são uma Congregação Religiosa Apostólica da Igreja Católica. Foram fundadas em 1877 por Santa Rafaela Maria do Sagrado Coração e pela sua irmã, a Madre Pilar.
A partir da espiritualidade inaciana e da vida centrada na Eucaristia, brota a sua missão estendendo-se por 25 países, de acordo com o espírito universal que impregna o seu ser e fazer.
Santa Rafaela Maria, nasce em Pedro Abad (Córdova) a 1 de Março de 1850. Morre a 6 de Janeiro de 1925. Dia a dia vai forjando a sua história, procurando identificar-se com Cristo e fazer vida o desejo de que “todos O conheçam e o amem”.
De Sta. Rafaela Maria recebemos a “herança” de uma forma de olhar para o mundo com esperança e compaixão, descobrindo nele as faltas de Vida, as necessidades de reparação, as “feridas” na sociedade que pedem ser tratadas.
A missão reparadora, que iluminou Stª Rafaela Maria, lança-nos a trabalhar pela justiça no amor e a manter viva a preferência pelos pobres. O desejo que ilumina a Fundação em tudo o que faz é manifestar-se solidária com a humanidade sofredora (Constituições, nº 6).
Da ação apostólica própria do Instituto que é a educação evangelizadora, e que inclui a promoção do ser humano, recebe a Fundação a sua missão particular.
“Quando se vê a miséria de perto enternece-se o coração e reconhece-se a bondade de Deus para aquele que está em melhor posição, sem o merecer, só por pura misericórdia“ Stª Rafaela Maria
Mais informações em: http://aciportugal.org/