CLAIM

 

O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – Fonte da Prata é um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que funciona no mesmo bairro desde Março de 2007.

 

O CLAIM é um espaço de informação descentralizada, ligado ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento.

 

MISSÃO e OBJECTIVOS

 

A missão do CLAIM é proporcionar ao imigrante um local de resposta às suas perguntas e apoiar o seu processo de integração, a nível local, ajudando a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, nomeadamente:

  1. Autorização de residência;
  2. Aquisição da nacionalidade portuguesa;
  3. Reagrupamento familiar;
  4. Equivalências Académicas;
  5. Acesso à Educação;
  6. Acesso à saúde;
  7. Apoios sociais;
  8. Retorno voluntário ao país de origem.

Beneficiando das diferentes parcerias da Rede CLAIM, o CLAIM – Fonte da Prata faz, também, o encaminhamento para instituições nas áreas da Saúde, da Segurança Social, Educação, Trabalho, Habitação e Jurídica, tentando melhorar o acesso do cidadão imigrante aos diferentes serviços.

 

A sua missão concretiza-se através dos seguintes objectivos gerais:

  1. Acolher e integrar a população imigrante do bairro e freguesias vizinhas
  2. Promover a interculturalidade através da realização de atividades, tais como: aulas de Português para estrangeiros; festas Interculturais; sessões de cinema e debate; passeios.

 

Desde junho de 2020, o trabalho do CLAIM está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto “Caminhos para a Integração” [PT/2020/FAMI/585], financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) até dezembro de 2023.

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias