Notícias

TASSE com Direitos é RECURSO ESCOLHAS

22 de maio

7

Foi com alegria que recebemos a notícia que o jogo TASSE com Direitos, cuja autoria é da equipa técnica do TASSE, foi selecionado, após as várias etapas pelas quais foi passando ao longo de 2 anos e meio, para edição gráfica e disseminação, a nível nacional, pelo Programa Escolhas.

A diferenciação entre os selecionados resulta, essencialmente, do grau de maturação e de sistematização em que se encontra o recurso no momento e do reconhecimento ao nível da utilidade, pertinência/adequabilidade, inovação, transferibilidade, capacitação e autonomia que mereceu entre todos os envolvidos nas sessões de validação (consultores, pares e Programa Escolhas).

O TASSE com Direitos é aplicado no projecto TASSE desde 2007. Os grupos de aplicação mantêm-se ao longo do ano lectivo e temos implementado o material com grupos constituídos por elementos participantes das mais diversas idades – desde os 10 até aos 14 anos. Os grupos de aplicação têm sido, regra geral, heterogéneos na sua constituição por idades e por géneros.

A construção da Cidade dos Direitos tem-se constituído como o grande motor da participação entusiasta, tanto pela satisfação que os participantes mostram quando atingem o produto final, como ao longo do processo da conquista de ponto s que lhes permitem adquirir os tijolos para a sua cidade.

O evento de apresentação pública dos recursos Escolhas será no dia 19 de Julho de 2012, em Lisboa.

 

 

 

 

7 ANOS DO TASSE

3 de Fevereiro

 

7 anos

No dia 3 de fevereiro, o TASSE celebrou o seu 7º aniversário. Nalgumas tradições o número sete é o número perfeito.. e foi isso o que aconteceu naquele dia: um dia perfeito!

A visita dos 36 alunos do Colégio das Escravas do S.C.de Jesus do Porto, acompanhados por 4 professores, encheu de alegria as crianças e jovens que frequentam quotidianamente o TASSE.

77Não foi dificil quebrar o gelo e rapidamente parecia que se conheciam desde sempre.

 

 

 

 

 

 

77Fizemos um pequeno jogo de postos para reconhecimento dos diferentes locais em que o TASSE desenvolve as suas atividades.

 

 

 

 

 

77Mas o que mais sucesso teve foram as pinturas faciais que só tinham uma regra: ser realizadas por um par constituído por um elemento do Porto e outro da Fonte da Prata. Não há nada como ver as fotografias para conseguir imaginar o divertido que foi e os artistas que temos!!!

 

 

 

77A tarde terminou com um lanche em que cantámos os parabéns e nos despedimos uns dos outros aceitando de imediato o convite feito aos da Fonte da Prata: “até ao Porto”!

 

 

 

 

 

7 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO OFICIAL DA FUNDAÇÃO SANTA RAFAELA MARIA
6 e 7 de Janeiro


Foram dois dias de imensa e sentida alegria, de agradecimento e esperança.

 

Por volta das 19h15m começámos a receber na Quinta da Fonte da Prata os amigos que quiseram estar connosco nesta celebração que quis destacar a alegria da constituição da IPSS Fundação Santa Rafaela Maria. O ambiente criado na sexta-feira à volta da mesa do jantar e à volta da mesa da eucaristia sabia a comunhão, cumplicidade e fraternidade. Foram explicados os pratos servidos: um da Ucrânia, outro de Cabo Verde, outro da Guiné e ainda outro da Índia! Éramos cerca de oitenta pessoas num espaço pequeno, mas ninguém se importou. O momento alto do jantar foi a surpresa do bolo, feito “à maneira”, com gosto e sabor. As máquinas fotográficas só disparavam tentando conseguir uma boa recordação! Por volta das 20h40m fomos todos para a Igreja de Alhos Vedros. Presidida pelo Pároco Pe. Carlos Póvoa, e contando com a presença amiga do Pe. Vasco Pinto Magalhães sj, do Pe. Miguel Almeida sj e do Pe. Emidio, Pároco da Baixa da Banheira. A missa colmou o espírito de comunhão e de compromisso uns com os outros, sobretudo com os mais vulneráveis, que tinha vindo a ganhar terreno durante a noite!

 

O que aconteceu no sábado à tarde no Forum Cultural da Baixa da Banheira, foi “fora do comum”! Tocou todos os que lá estiveram. Na verdade, todo/as e cada um, cada uma, não só deu o seu talento, o seu esforço e o seu tempo, como se deu a si próprio/a naquilo que deu. E isso, tem um efeito não só avassalador como não se pode agradecer.

 

“Não há forma para o fazer. Não há palavras que cheguem, por maior que seja o “obrigado” que se diga. Fica, é um reconhecimento grande, grande, no coração. Para sempre. E uma profunda ligação, como tão bem dizia o Zé Pedro. Apesar da consciência de que é pobre e de que fica muito aquém do que quereria manifestar, aqui fica um OBRIGADO gigante.”
Irmã Maria Vaz Pinto, aci, Provincial da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus em Portugal

 

“Não posso deixar de escrever umas linhas ainda sob efeito da festa de ontem, para vos dizer que por cem anos que viva nunca esquecerei o que vivemos juntos neste dia, por esta causa: o que rimos e chorámos, o que ouvimos e falámos, o que partilhámos e multiplicámos… foi mesmo muito bom. Muito marcante, muito inspirador e transformador. Obrigada a todos (ler: a cada um!). As nossas gargalhadas ficam a fazer eco pela vida fora e o espanto, a maravilha, com que a Daniela exprimiu o essencial sobre a condição (humana!) do Bairro da Fonte da Prata, tocou em fibras sensíveis e despertou uma vontade enorme de ajudar mais e mais, como sintetizou a Rita Cortez no fim dos testemunhos. Por mim, ofereço-me para voluntária na Fundação, no Bairro, no Tasse, onde quiserem. Tipo aquele voluntário, aquele indivíduo, de que falava o Zé Pedro, que podia fazer tudo e ainda varrer o escritório com uma vassoura presa às costas (sou uma senhora, abstenho-me de ir mais longe). Estão a ver de quem falo, não estão?! Se houver coisas em que possa ser útil, contem comigo!! Um abraço a todos, dado a cada um. Obrigada, obrigada por tudo, tudo!”
Laurinda Alves, jornalista

 

Aqui ficam os links para que recorde o que viveu, se esteve lá, e para que recupere o que perdeu, se não conseguiu ir:

 

> Fotografias de 6 e 7 de Janeiro

> Reportagem no Programa Ecclesia (YouTube – 7’12” a 17’54”)

Notícia no site da Rádio Renascença

Reportagem no programa “Princípio e Fim” da Rádio Renascença (mp3)

Reportagem no programa “Ser Igreja” da Rádio Sim (mp3)

Reportagem Fonte da Prata – Rádio Renascença e Rádio Sim (mp3)

 

Ajude-nos a crescer com sentido e veja como pode contribuir para a Fundação Santa Rafaela Maria.

 

 

TASSE NA KIDZANIA
28 de Dezembro

 

No dia 28 de Dezembro, ainda com um cheirinho a Natal, 36 jovens do projeto TASSE, acompanhados pelos monitores, passaram um dia diferente: visitaram a KIDZANIA, um parque temático cujo objetivo é “brincar aos adultos”, numa cidade construída à sua escala. Havia um aeroporto, fábricas, um teatro, diferentes lojas, pistas de carros, uma esquadra de polícia, bombeiros, salas imprensa, estúdio de TV, uma escola de moda, um hospital, um estádio… o difícil foi escolher, entre tanta variedade, como ganhar e onde gastar o dinheiro que iam recebendo.

 

A atividade foi, ao mesmo tempo, divertida e extremamente pedagógica! E só foi possível, claro está, devido ao donativo das entradas e ao apoio da Câmara Municipal da Moita, que disponibilizou o autocarro. Um grande OBRIGADO a todos!

 

 

DIA DESPORTIVO
27 de Dezembro 

 

No dia 27 de Dezembro, cerca de vinte jovens do projecto TASSE entre os 8 e 14 anos de idade participaram numa iniciativa desportiva promovida pelo projecto, inserida nas actividades do período de férias do Natal, em colaboração com o Colégio Pedro Arrupe, que cedeu as instalações desportivas.

 

Ao longo do dia os jovens realizaram diversas modalidades colectivas, como peddy-paper, futebol, basquete, entre outros.

 

Os jovens deslocaram-se no autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal da Moita.

 

Fica um grande OBRIGADO a todos os que tornaram possível este dia fantástico passado no Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa!

 

 

CABAZES DE NATAL
19 a 23 de Dezembro

 

Graças à generosidade e colaboração de muitas famílias e grupos, foi mais uma vez possível, entregar cabazes de Natal a muitas famílias do Bairro da Fonte da Prata.

 

Na semana de 19 a 23 de Dezembro, foram entregues cabazes a 77 famílias, num total de 350 pessoas que, ao experimentar de uma maneira muito forte, o carinho, a proximidade, a partilha de bens e a solidariedade, puderam celebrar melhor o seu Natal.

 

Em nome de todas elas um enorme obrigada por tanta generosidade, pelo carinho com que as coisas foram feitas e a delicadeza com que foram entregues!

 

Dos ecos que recebemos, o agradecimento, a surpresa, o ânimo e a esperança, foram sem dúvida os sentimentos que predominaram! E a certeza de que o Natal aconteceu!

 

FESTA DE NATAL
17 de Dezembro

 

No dia 17 de Dezembro celebrámos, na Fonte da Prata, o nascimento de Jesus!

 

Com a ajuda de muitos amigos, das equipas técnicas e de voluntários pudemos, uma vez mais, tornar este dia especial para todas as crianças e suas famílias com quem, o longo do ano, temos a alegria de partilhar o dia a dia: nas catequeses, no Centro de Apoio ao Imigrante (CLAII) e no TASSE.

 

A festa realizou-se na Escola Primária do Bairro que gentilmente disponibilizou as instalações e onde foi possível criar um verdadeiro ambiente de Natal com o presépio vivo encenado pelo Grupo Intercultural da Partilha.

 

Contámos, ainda, com a actuação de diferentes ateliers do TASSE, com uma pequena peça de teatro encenada pelo Grupo de Jovens, com cânticos de Natal guineenses e com um “momento” musical do grupo de jovens voluntários!

 

E para terminar a festa, a entrega dos presentes a cerca de 130 crianças e jovens! O momento mais esperado da tarde pelos mais pequenos e que aos mais velhos nos enche de emoção e alegria, sentidas e provocadas por tanta generosidade escondida de todos aqueles que abraçam este “projecto”, a nossa missão na Fonte da Prata.

 

E na continuidade, e porque não pode faltar, o lanche partilhado e a Eucaristia tão bem preparada pelos diferentes grupos de catequese!

 

A todos, a cada um em particular, queremos que chegue um abraço bem apertado acompanhado de um prolongado: MUUIIIIIIIIIIITO OBRIGADO!

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias