Campo de Férias – S. Pedro do Sul
O verão de 2012 desafiou “os mais velhos” do Bairro da Quinta da Fonte da Prata a um campo de férias diferente; desta vez, Ferreira do Zêzere deu lugar a São Pedro do Sul e as tendas, a roda, o tanque e as latrinas substituíram-se à casa de campo, já conhecida. Foi um campo novo, que a natureza ajudou a moldar. Por 8 dias, a ‘civilização’ ficou para trás!
No início, éramos 50: rapazes, raparigas, monitores, monitoras… mas o campo transformou-nos em apenas 1. Isso mesmo, tornámo-nos uma comunidade que aprendeu a desinstalar-se, a chegar ao outro, a reparar no que a rodeia e a distinguir o que é essencial, reconhecendo as forças e fragilidades de cada um; respeitando-nos uns aos outros, procurámos pôr os nossos dons e talentos ao serviço desta comunidade, que no fim deste tempo nos lançou para a vida, enviados a recomeçar a nossa história, a reinventarmo-nos na nossa casa, no nosso bairro, na nossa escola.
O espírito de alegria e paz que ali nasceu e cresceu foi o sinal de que estivemos todos ali com Alguém maior do que nós. Alguém que diz a cada um aquilo que cantávamos no hino de campo: “COMO TU, NÃO HÁ!”. Crescemos. E agora guardamos as amizades, imagens, cheiros, conversas, descobertas, aplausos,… enfim, TUDO!
Agradecemos a todos os que ajudaram a construir esta semana que nos encheu o coração!
Miguel Queiró/ Raquel Veiga
Aqui ficam dois testemunhos de participantes:
Este campo foi bastante diferente, foi uma nova experiência para mim, “nós”, tal como eu, não esperávamos que fosse assim, ao princípio foi um pouco estranho para todos mas depois tudo correu bem!
O que marcou mais neste campo de férias foram as novas amizades que fiz, convivi mais com as pessoas, conheci melhor as pessoas (que viviam no bairro), a disposição das pessoas, o carinho e a convivência entre todos nós!
Gostaria de agradecer às pessoas que tornaram este incrível campo possível, por terem ajudado com a comida, o autocarro e ao senhor Casimiro por ter emprestado a sua quinta!
Que venham muitos mais campos como este.
Muito Obrigada!
Nérika Amaral
Este campo para mim foi espantoso. Nunca imaginei que fosse como foi. Conheci muitas pessoas magníficas e verdadeiros amigos.
O que mais me marcou foi a união que tínhamos entre todos e a cooperação. Gostei muito das atividades que fizemos e para o ano quero voltar. Por mim ficava em São Pedro do Sul mais um mês! Foi mesmo fixe!
Quero agradecer do fundo do meu coração às pessoas que fizeram com que o campo se realizasse e pela ajuda que nos deram em tudo; e quero agradecer pela comida e pelo material que nos forneceram para que nós conseguíssemos fazer este campo.
MUITO OBRIGADO POR TUDO!
Cláudio Moreno