Corfebol sem Fronteiras, um torneio para todos

Decorreu no passado dia 19 de Maio, o Torneio “Corfebol sem Fronteiras”. Um torneio intercultural, que reuniu 19 equipas constituídas por Homens e Mulheres, Imigrantes e Autóctones, em igualdade de oportunidades.

 

As várias equipas, provenientes de norte a sul do país e Açores, e representativas de 19 concelhos, contituiam um total de 355 participantes, que iniciaram as atividades de natureza intercultural no dia anterior, no Hotel Hollyday Inn Express Lisbon, em Alfragide, e que desde dezembro do ano passado praticavam corfebol.

 

 

Perante a assistência que acompanhava o evento com entusiasmo no Pavilhão do Casal Vistoso, no Areeiro (Lisboa), os mais de duzentos atletas demonstraram grande energia, competitividade e fair-play, potenciados pelas caraterísticas ímpares do corfebol como modalidade desportiva coletiva mista.
O final do encontro resultou no terceiro lugar para a equipa da Fonte da Prata. Em primeiro lugar ficou a equipa de Ponta Delgada, seguida de Sintra, em segundo lugar.

 

Tabela_640x402

 

Entre os participantes, encontram-se pessoas dos 16 aos 77 anos de idade e dos quais 209 representaram os concelhos de Alcanena, Aveiro, Azambuja, Chaves, Coimbra, Fundão, Lisboa, Loures, Lourinhã, Lousã, Moita, Moura, Odivelas, Ponta Delgada, Seixal, Sintra, Valongo, Vila Franca de Xira, e Vila Real de Santo António.
No total, as dezanove equipam contaram com participantes de 21 nacionalidades: Alemã, Americana, Angolana, Belga, Brasileira, Búlgara, Cabo-Verdiana, Congolesa, Costa-Marfinense, Espanhola, Francesa, Guineense, Iraniana, Moçambicana, Moldava, Portuguesa, Romena, Russa, São-Tomense, Senegalesa e Ucraniana.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O Corfebol é a única modalidade desportiva coletiva que obriga à constituição de equipas mistas, compostas por igual número de homens e mulheres.
No caso do “Corfebol sem Fronteiras”, as equipas integraram cidadãos autótones e estrangeiros, promovendo assim o reforço da diversidade cultural, como forma de expressão e de valorização da sua presença e diversidade na sociedade portuguesa.

 

A iniciativa “Corfebol sem Fronteiras” foi lançada em Outubro de 2012, numa parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), a Federação Portuguesa de Corfebol (FPC) e a Associação Juvenil Ponte. O “Corfebol sem Fronteiras” em vindo a aumentar, dia após dia, a sua adesão pelo país, sendo a comunidade imigrante em Portugal o seu principal destinatário. E tem sido revelador da enorme riqueza da diversidade e do bom desportivismo partilhado entre todos.
Esta iniciativa contou com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) e foi desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

No bairro da Quinta da Fonte da Prata, as atividades de Corfebol têm sido incentivadas pelo CLAII, num esforço pela promoção da integração social, a participação cívica e a interação entre cidadãos imigrantes e autótones, e a fomentação de igualdade de oportunidades, no combate aos preconceitos e aos comportamentos e atitudes discriminatórios, através do desporto.
Na semana antes do torneio, a equipa da Fonte da Prata pode contar com os ensinamentos do professor Nuno Ferro, treinador de Corfebol de renome internacional, que dirigiu o treino no pavilhão do Colégio Pedro Arrupe.

 

 

Veja aqui mais fotos do Torneio: http://www.ammamagazine.com/fotos/2013/05/19-jg/index.html

 

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias