Voluntários da Fonte da Prata no Banco Alimentar Contra a Fome

A Fundação Santa Rafaela Maria colaborou, no fim de semana de 1 e 2 de Junho, no Banco Alimentar Contra a Fome, na recolha de alimentos em superfícies comerciais da Moita.

 

No total, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram por todo o país 2.445 toneladas de géneros alimentares numa expressiva manifestação de solidariedade por parte dos portugueses, nesta conjuntura atual de crise.
Embora fosse evidente a redução do rendimento disponível dos particulares, os portugueses contribuíram, ainda assim, nesta campanha que mobilizou cerca de 39.200 voluntários por todo o país continental e Ilhas.

 

 

Voluntariado no Banco Alimentar

 
O Banco Alimentar contou no total com 39.200 voluntários, dos quais fizeram parte as duas equipas da Quinta da Fonte da Prata, que disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim de semana para participar na campanha: na recolha dos géneros alimentares nos estabelecimentos comerciais, no transporte, na pesagem e/ou na separação e acondicionamento dos produtos.
Vestidos a rigor, com a t-shirt do Banco Alimentar, os voluntários do Bairro vestiam a mensagem “Dar de graça o que de graça recebemos”, à porta dos supermercados Pingo Doce e Continente, da Moita.

 

Os géneros alimentares recolhidos já começaram a ser distribuídos por 2.221 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas.
No bairro da Quinta da Fonte da Prata, é graças ao Banco Alimentar que as crianças que frequentam o TASSE têm lanche e que algumas famílias têm, embora de forma irregular, acesso a alguns géneros alimentares.
A campanha sob o lema “Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2, leve apenas 1” decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria/Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foram distribuídas 28.323 toneladas de alimentos (estimados no valor de 39.651 milhões de euros).

 

 

Campanha Online

 

Terminou este fim de semana, a 9 de Junho, a campanha online de recolha, onde foi possível aos participantes doar alimentos: através de vales nas superfícies aderentes, ou em www.alimentestaideia.net.

 

Clique para saber mais sobre o Banco Alimentar e sobre esta campanha de recolha.

 

 

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias