Campos de Férias
Ficha de Inscrição Campo de Férias dos + Velhos 2019 (15 a 17 anos)
Ficha de Inscrição Campo de Férias Mestras 2019 (12 a 14 anos)
As Escravas começaram os campos há 32 anos sendo, no seu início, compostos apenas pelas Irmãs e as crianças da Fonte da Prata: 20 crianças e cinco Irmãs. O projecto foi evoluindo e, no seu terceiro ano, o campo já se realizou com animadores voluntários, o que permitiu aumentar consideravelmente o número de crianças que passaram a usufruir desta semana por elas tão desejada: 70 crianças dos 7 aos 13 anos e cerca de 20 animadores (Irmãs e voluntários).
(Vídeo: Quinta do Álamo 2011)
Surgiu a necessidade de se dar resposta a uma outra faixa etária, começando assim em 2007, o 2.º campo dos 14 aos 18 anos, com a novidade de ficarem a dormir.
(Vídeo: Ferreira do Zêzere 2011)
No verão de 2011, realizou-se pela primeira vez um 3.º campo, com a característica dos voluntários serem membros da mesma família (pais e filhos). As crianças que nele participaram, tinham entre 11 e 14 anos. Para além da ideia de alargar o sentido de missão, perceberam-se várias vantagens:
- reduzir a faixa etária do 1.º campo – 6 aos 10 anos
- possibilitar um campo em regime de internato para as crianças dos 11 aos 14 anos
- possibilitar a experiência de viver o campo ‘em família’
(Vídeo: Mestras 2011)
São cerca de 175 crianças e jovens e 60 animadores voluntários, provenientes de diferentes zonas do país, que participam anualmente nesta atividade, ardentemente esperada pelos que nela participam a partir do Natal!
(Vídeo: Testemunho de uma das jovens participantes em 2011)
Em termos legais percebeu-se também a necessidade de ter uma estrutura mais organizada. Foram elaborados Estatutos e Projeto Pedagógico, tendo sido feita a inscrição dos mesmos no IPJ. Conjugaram-se então estas necessidades criando a direccção de campos. A primeira missão deste grupo foi elaborar os Estatutos e o Projeto Pedagógico e efetuar a sua respetiva inscrição no IPJ. A Direção de Campos é responsável e articula toda a máquina necessária para a realização dos campos de férias.
Estes campos realizam-se exlusivamente graças aos donativos que, anualmente, se recebem de empresas e particulares em resposta a uma campanha de angariação de fundos lançada pela Fundação.
Por isso, precisamos da sua ajuda! Participe na CAMPANHA que está em curso, informando-se AQUI.