TASSE

 

Desde 2004, o TASSE tem desenvolvido o seu trabalho, no bairro da Quinta da Fonte da Prata, apostando na melhoria da inclusão escolar das crianças e jovens e no aumento das competências e das oportunidades da população da comunidade onde está inserido.

 

Ao longo do tempo, as necessidades que foram sendo detectadas determinaram uma constante reconstrução do projecto no sentido do alargamento de territórios e grupos a envolver, assim como de acções e actividades a desenvolver.

 

Hoje em dia o TASSE desenvolve-se no sentido de concretizar 3 grandes objectivos, nas freguesias da Moita e de Alhos Vedros:

  1. Promover a inclusão escolar de crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos;
  2. Promover a inserção na vida activa de jovens entre os 16 e os 24 anos;
  3. Promover o empreendedorismo e a participação activa em jovens entre os 16 e os 24 anos.

A PROMOÇÃO da INCLUSÃO ESCOLAR

 

O trabalho que o TASSE desenvolve tem por base o conceito de inclusão escolar enquanto dimensão global, partindo do pressuposto de que a criança será melhor sucedida se melhorar as suas competências de aprendizagem mas também se sentir bem consigo própria, se valorizar as suas acções e conquistas e se se sentir acompanhada no seu percurso.

 

Recorrendo a metodologias de carácter lúdico-pedagógico, tendo por base a educação não formal, o TASSE propõe-se, então, promover a Inclusão Escolar através de 3 objectivos específicos:

  1. Aumentar o Sucesso Escolar das Crianças e Jovens;
  2. Aumentar a Auto-Estima das Crianças e Jovens;
  3. Aumentar o Envolvimento das Famílias no Percurso Escolar dos seus Educandos.

PROMOÇÃO da EMPREGABILIDADE

 

Aumento da empregabilidade e de experiências profissionalizantes, junto dos destinatários entre os 16 e os 24 anos. Para este fim foi criado o “Gabinete de Apoio ao Emprego” que assenta a sua intervenção no encaminhamento dos jovens para formação e na sua orientação face a ofertas de emprego.

 

Desenvolvemos também um programa de formação em contexto de trabalho/estágios com duração entre 6 meses a 1 ano, acompanhados por formação comportamental e reuniões de supervisão ao longo de todo o seu desenvolvimento. Contamos com acordos com empresas e outras instituições garantindo vagas de estágio para a concretização deste programa.

 

PROMOÇÃO do EMPREENDEDORISMO

 

Promoção do empreendedorismo e da participação activa dos jovens, partindo este trabalho do nosso grupo de jovens pré-monitores (que participam no projecto desde 2005). Esta intervenção tem por objectivo último a criação e dinamização de uma Associação de Jovens, para o que estes jovens – e outros que progressivamente se lhes juntem – serão alvo de um trabalho preparatório de carácter formativo e prático – através do planeamento e desenvolvimento próprio de actividades de complexidade crescente até à formação da Associação.

 

Assenta este trabalho na perspectiva de que o empreendedorismo é uma poderosa ferramenta na construção de um projecto de vida sustentável, reduzindo as possibilidades de abandono escolar/desemprego ou outras situações de precariedade.

 

 

 

 

Eventos
Notícias Inscreva-se já!

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba mensalmente notícias com as principais actividades desenvolvidas pela Fundação Santa Rafaela Maria.

ver + notícias